sábado, 23 de julho de 2011

NOSSA ORIGEM (IX)


Em 1881 começa a chover no Nordeste e nossos colonos ( cerca de 1/3) preferiram voltar às suas origens.Com essa retirada, muito sentiram os povoados em torno do Núcleo Colonial de Benevides, principalmente St. Izabel.
Porém quatro anos depois (1885) a estrada-de-ferro alcançava nosso território, trazendo novas esperanças e acentuado progresso. Sta. Izabel nessa época possuia apenas uma rua, a do Cemitério (hoje a Av. Matta Bacelar) e o ramal férreo, tinha seu curso na atual Av. Antonio Lemos, seguindo-se pelo hoje Bairro do Triângulo.
Principalmente pela implantação da estrada de ferro, nossa terra tomou novo impulso e seu desenvolvimento era uma realidade.
Em 6 de junho de 1899 através do decreto 646, o governador da Província o Dr. Paes de Carvalho elevou nosso então povoado â categoria de Vila e em 1931, por força ainda do seu progresso Sta. Izabel era guindada à subprefeitura, vinculada ao município de Belém, sendo o agrônomo Laurênio Getúlio de Castro nosso primeiro e único subprefeito. (cotinua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário