segunda-feira, 18 de julho de 2011

PROFUSÃO DE IGREJAS : AONDE ESTÁ MESMO O SENTIMENTO DE FÉ ?

Há cerca de 20 anos atrás, via-se em qualquer vilarejo desse país à fora, uma igrejinha católica e fortuitamente, outra protestante. Em nossa Capital, fugia à regra, a Presbiteriana e a Anglicana, se a memória não nos trai. Hoje, os que nasceram nos anos 40, devem se espantar com a vertiginosa aparição de "novos" templos, em cada bairro, praticamente a cada esquina.
Aqui mesmo em nossa pequena cidade, contávamos com: a Matriz, a Assembleia de Deus e a Batista -porém é possível que tenha surgido nessas quatro décadas, cerca de mais 10 casas de orações. Aqui não se incloi a Seicho-No-Ie e nem a Maçonaria, por tratar-se de filosofia de vida.
Como costumeiramente se vê que, as mais tradicionais continuam atraindo maior número de praticantes em suas reunîões e possuem seus edifícios modernos e aconchegantes. Já as mais recentes, algumas com prédio próprio e outras funcionando em médios e pequenos espaços até minúsculas salas e nestas últimas, pode-se contar com facilidade o número de frequentadores. Todas naturalmente, enaltecem ou pregam a palavra de Deus através da Bíblia Sagrada , que é proferida pelo pároco e os diáconos no catolicismo e os inúmeros pastores nas demais.
Os noticiários midiáticos, já chegaram a contestar a ostentação e o possível crescente enriquecimento de alguns chefes de determinadas instituições evangélicas, alguns até se viram na obrigação de provar em contrário certas acusações na Justiça. No bojo das discussões, aparece o conhecido pregador Edir Macedo, que já afirmou em público, que tem uma grande meta, ou seja: superar a hoje poderosa Rede Globo, com a sua também já famosa Record , além de outros que seguem-lhe os passos do sucesso. Do outro lado da moeda, padres que envergonham a Igreja com práticas condenáveis, de toda a sorte.
Talvez seja isso, que nos deixa uma grande interrogação: -Aonde está mesmo o verdadeiro sentimento de fé, nesse emaranhado de casas de oração, a surgir quase todos os dias ?

Um comentário:

  1. Meu caro Lino,
    interessante os seu comentários, e como é bom fazermos uma reflexão do assunto.
    É verdade que, não fosse a iniciativa dos homens, não teríamos as igrejinhas ou até os grandes templos, tão importante para a direção e revigoração da fé cristã, entretanto faz-se necessário lembrarmos que Deus deixou um Grande intemediador entre nós e Ele, Jesus Cristo, pois o mesmo falou: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM(JOÃO XIV). Por isso meu caro Lino, não obstante a necessidade que temos de ouvir a palavra de Deus; a necessidade que temos de congregar nas igrejas, precisamos renovar a nossa fé CRISTO JESUS, não pela profusão de igrejas ou ações do homens.
    A fé se renova por uma verdadeira aliança com Deus, nos despindo do nosso eu, amando aos nossos irmãos.
    "Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida." (Provérbios 4:10)

    Um abraço!

    LUIZJOEMAR

    ResponderExcluir