sexta-feira, 15 de julho de 2011

NOSSA ORIGEM (VII)

Em fins de 1877 chegava ao Poder o Partido Liberal e muitos que eram funcionários ou prestavam serviços ao governo anterior (Partido Conservador), foram exonerados ou dispensados, nesse rol o velho Cap. Valentim Ferreira que a partir daí, não mais exerceu suas funções, quer na Estrada de Ferro de Bragança, ou no Núcleo Colonial, após 11 anos de atividades. Contudo nossos historiadores reafirmam que ele e sua companheira Izabel, foram os principais fundadores do nosso Município.
Em 1881, o então povoado izabelense ganhava uma nova capela onde fora entronizada a imagem de nossa padroeira Rainha Sta. Izabel e, caminhava celeremente para o progresso. Porém com a normalidade climática do nordeste brasileiro, cerca de um terço dos colonos aqui fixados, resolveu voltar às origens, inclusive com colocação promissora na frente de trabalho da abertura das ferrovias em Sobral e Baturité, ambas cidades do Ceará.
Com este inesperado êxodo, nosso povoado experimentou um acentuado declínio, com iminência de desaparecer. A capela fora abandonada e suas portas arrancadas, servindo apenas de abrigo de animais e ainda as duas escolas públicas, construídas pelo governador João Coelho da Gama Abreu, paralizaram face o desinteresse dos pais de alunos -constituindo-se em um período deveras difícil para um povoado que despontara como promissor.
( Veja nossa próxima postagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário