quinta-feira, 14 de julho de 2011

NOSSOS ÍDOLOS

Careca o quinto em pé (da esquerda para direita), em uma formação do Izabelense em 1987




C A R E C A

Jucelino Matos Campos, o nosso grande arqueiro do passado que atende também por Careca , cujo apelido ganhou em sua época de peteca, na vila de Americano, quando sempre usava a cabeça raspada à máquina zero -em cuja vila passou boa parte de sua adolescência.
Filho do casal José e Cibele Campos, nasceu em Belém no dia 9 de junho de 1962, sendo sobrinho de um dos mais destacados goleiros da Zona Bragantina, o saudoso Manolo, que inclusive fora pretendido por clubes grandes de nossa Capital.
Careca afirmou que sempre pretendeu jogar no arco e com uma ponta de orgulho, nos disse que surgiu para o futebol ao defender um clube infanto-juvenil de nome Ypiranga (já extinto), que era orientado pelo também saudoso desportista Bernardo Pastana -sendo que lá fora revelados outros bons jogadores.
Também acrescentou que assumiu a condição de titular do A.C. Izabelense, quando ainda era bastante jovem, substituindo o Nunes e, no Vermelhão da Estrada, permaneceu por algumas temporadas. Depois fora parar no Clube do Remo onde realizou alguns amistosos, em seguida tranferiu-se para o Sampaio Correa (MA), clube pelo qual chegou ao ápice de sua carrreira, sagrando-se campeão do Estado; posteriormente ainda atuou no Democrata e Vila Nova, ambos de Minas Gerais.
Dentre os times mais fortes que enfrentou, ele cita três: Clube do Remo, Paysandu e Moto Clube (MA), principalmente jogando em seus domínios. Contra este último, ficou marcado em sua lembrança a vitória que obteve por 1x0, sendo a decisão do Campeonato Maranhense, jogando pelo Sampaio. Outro triunfo significativo foi também 1xo sobre o Paysandu, quando atuava pelo Izabelense, em pleno Mangueirão. E ainda uma partida em que o Izabelense ganhava por 1x0 do Clube do Remo e o juiz Júlio Lima o expulsou injustamente, porém o Frangão ainda venceu por 2x1.
Quanto ao futebol praticado ontem e hoje ele afirmou: "Antes era mais habilidoso ; hoje é mai violento". Aproveitou para dar um conselho ao jovem que pretende seguir a carreira de futebolista: " Se dedicar com amor ao futebol, não beber e nem fumar".
Também a sua experiência nas quatro linhas, lhe credencia citar vários craques com quem atuou ou viu jogar, como: Dadinho (ex-Paysandu e Remo); Luizinho das Arábias, Chico Spina (ambos ex-Paysandu) e Haroldão (ex-Remo, Ferroviário (CE) e Izabelense). Ainda considerou a zaga que mais lhe dava tranquilidade era formada por: Ivanildo,Val, Marquinhos e Carlinhos Apeu, no Frangão da Estrada. Nosso entravistado também citou o dr. Edilson Abreu como o melhor presidente com quem trabalhou. Do mesmo modo nos acrescentou, que tem muito mais boas recordações do futebol ,do que decepções.
Eis portanto caros leitores, um pouco da história de mais um grande craque do futebol izabelense, que hoje relembra com saudades seus velhos tempos de futebolista , no barzinho e lanchonete de sua propriedade, na Praça Sta. Izabel, que tem o sugestivo nome de "Ponto dos Amigos" -onde se reúnem vários colegas (ex-boleiros) , notadamente aos finais de semana.












Nenhum comentário:

Postar um comentário